CONFERÊNCIA DEBATE MINERAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO DO OURO DO TAPAJÓS.

 

OAB,abrindo a 1ª Conferência de Ouro
A I Conferência do Ouro do tapajós promovido no dias 10  deste mês no Centro de Convenções do Amazon Palace hotel representou um divisor de águas entre a Atual realidade da economia do ouro em nossa região e o novo modelo que está sendo proposto e construído para fomentar a economia com foco na verticalização da principal matéria prima responsável por mais de 80% de nossa economia que é o ouro. A Conferencia foi promovida pela OAB Pá-subseção Itaituba.   Comissão de Direito minerário, ASSOPEM e Sistema OCBN/PA


Foram dois dias com vários painéis temáticos com presença de empresas e investidores do ramo.  O encontro foi mediado pelo palestrante do Sebrae Arnaldo Farias.  Na abertura oficial estiveram presentes o prefeito Valmir Clímaco, um representante da empresa Brazauro,  Secretário de  Estado de Desenvolvimento econômico, Mineração e energia do Pará-SEDEME-= Paulo Bengston, que também ministrou palestra dentro do evento, Erika Almeida Gomes, presidente da Comissão de direitos minerário da OAB, e também a presidente da OAB Joseane Loyola e o presidente da Câmara Dirceu Biolch Lucas Pavarina,  Presidente do  Instituto de desenvolvimento  Mineral do Tapajós-IDMTaP

Dep.Wesclei falou sobre seus projetos voltados a garimpagem no Tapajós.


auditório lotado no Amazon Palace Hotel

Essa foi considerada uma das maiores conferencias já realizadas em nossa região no que tange ao tema mineração no que concerne a participação de diversos segmentos e também pela diversidade de termas expostos por uma gama variada de palestrantes. As palestras transcorridas no decorrer do dia 10,  da programação foram  palestra de sistema(OCB-PA) sobre Cooperativismo como modelo de organização do setor Mineral, Painel I, regulamentação e perspectivas governamental da pequena mineração no tapajós, por Guilherme Agens-IDMTTap. O secretario de meio ambiente de Itaituba ,engenheiro ambiental Bruno Rolim também teve importante participação, fazendo uma explanação geral sobre o cenário de nossa garimpagem e as atividades que a secretaria tem desenvolvido

muita gente prestigiou a I Conferencia


O ciclo das palestras foi bem diversificado e o gerente regional da ANM, no Pará Hugo Paiva Tavares de Souza, fez sua explanação sobre o papel e o que a ANM vem fazendo para desenvolver a economia mineral no nosso estado. Como é da comissão de mineração e meio ambiente da  Alepa o deputado estadual Wescley Tomaz foi convidado a falar sobre os avanços. Wescley falou sobre os projetos criados por ele e que já estão saindo do papel para beneficiar todos aqueles que direta ou indiretamente depende da economia do Ouro.

palesrante do SEBRAE prestigiando o evento.

Na sequência Lucas Pavarina também mostrou em slides as conquistas e avanços que a região vem alcançando com a\ participaç do Instituto do qual ele é presidente. Essa etapa de palestras foi encerrada ao meio dia com intervalo para o almoço e recomeço as 14 horas.      A grande quantidade das palestras foi possível porque todas elas tiveram tempo reduzido, de forma objetiva, tudo sendo cumprimento cronologicamente,  incluindo as perguntas em torno de duas que os presentes poderiam perguntar a cada palestrante.


Deputado Wescley foi um dos destaques da Conferência

Para que todas as palestras fossem encaixadas tecnicamente a estratégia de ceder um tempo reduzido deu certo e as 17;30 a conferência foi encerrada.    O fechamento das palestras retomou a parti das 14 horas como Painel 2 voltado a soluções e inovações de iniciativa privada com os convidados Pedro Melo, Diretor financeiro da FECOGAR E COOPERTRANS.  

Dirceu Biolch, presidente da Câmara

Porém alguns palestrantes por impedimento de agenda não se fizeram presentes a participação foi on-line e ao vivo em telão. Pedro Eugênio, diretor de operações |fênix DTVM foi um deles, sua participação foi bastante produtiva.

Para falar sobre refino do ouro, rastreabilidade e outras inovações tecnológica já posta em práticas pela sua empresa,    Antônio Leal e Eduardo Gama da North Star fizeram uma explanação bem didática sobre esse tipo de operação (hibrido) .   Pela diversidade do tema os presentes se concentraram atentamente nas palestras já que todos elas foram interessantes relacionadas a exploração e comercialização do ouro. Também On-line e ao vivo Mauricio Gaiote e Ikaro Curi  (fundador se revezaram na temática, Fundador segredos do ouro.)

Secretário Meio Ambiente do Estado, Paulo Bengston

O painel 3 fechou a programação do ciclo de palestras nele fizeram uso da palavra o Secretário de Estado de desenvolvimento Econômico, Mineração e energia- SEDEME. 




  


O secretário explicou dentre outras coisas que sua secretaria tem papel estratégico do desenvolvimento no estado e que a economia do Ouro é uma grande contribuição na arrecadação do estado.  José Lira gerente regional do tapajós-Sebrae também fez alguns esclarecimentos sobre a importância do evento.

Bruno Rolim,da SEMMA palestrou na conferência.

Paulo Rangel e Thiago vereadores de Thiago explanaram sobre o acabou do projeto em que eles estão pedindo a criação de um pólo joalheiro para Itaituba mostrando todas as etapas do projeto que dessa vez deverá ser viabilizado.  As 17:25. Para a presidente da OAB subseção Itaituba, advogada Joseane Local a conferência conseguiu atingir suas metas com resultados positivos para nossa região.

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários