ITAITUBA PARA EM PROTESTO PELA MORTE DE GARIMPEIRO E DESTRUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS NOS GARIMPOS DA REGIÃO.


 
Esse dia 28 de agosto, segunda feira marcou historicamente como um dia em que uma manifestação espontânea totalmente apolítica conseguiu mobilizar milhares de pessoas iniciado um grande dia de protesto incialmente em frente a Base de trabalho do IBAMA em Itaituba. 




Apesar da quantidade expressiva de pessoas, não ocorreu nenhum incidente e os agentes da força nacional se limitar a olhar lá do pátio todo o movimento.

 


Foi um ato de protesto pacifico e tranquilo, inclusive em apoio ao movimento todas as empresas fecharam as portas para que seus funcionários pudessem também participar.



Várias pessoas, maioria lideranças garimpeiras fizeram uso da palavra e criticaram durante a ação da equipe de operação, considerada desastrosa em que findou com a morte do garimpeiro José Garcia que vivia em nossa região há 40 anos sobrevivendo da atividade aurífera.  


 O garimpeiro foi assassinado com um tiro nas costas no garimpo Mamãe Anã em Jacareacanga, morrendo em sua chegada a Itaituba.

Os temas mais usados nos discursos foram a não legalização das PLGS, a falta de competências da união, estado e município em não resolver o problema no sentido que pare essa onde de destruição de equipamentos e agora com maior gravidade que foi o assassinato de um garimpeiro, que embora as forças de combate nos garimpos digam que ele reagiu, estava armado. 




 

agentes só observaram de longe sem  problema, tudo pacifico e ordeiro.

todos que conviveram e conheceram Zé Garcia dizem que é mentira já que nem sequer a suposta arma que ele estaria usando  apareceu. O sucateamento da ANM que não legaliza os garimpeiros  também foi bastantes falado


Os oradores criticaram a ação na fiscalização que vem sendo feita já que agem com truculência, violência excessiva como se de fato os moradores dos garimpos fossem pessoas de alta periculosidade e não apenas pessoas que ali estão sobrevivendo dignamente.

 O movimento começou as 16 horas em frente ao Ibama e em seguida percorreu várias ruas da cidade terminando em frente ao Parque de Exposições do SIPRI quando foi feita uma oração do pai e nosso em memoria de Zé Garcia e seus familiares

Com fotos e textos do jornalista nazareno Santos.Portal do Nazareno

Postar um comentário

0 Comentários