PLANO DE DESENVOLVIMENTO AVANÇA TAPAJÓS BUSCA NOVAS ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA REGIÃO

 

Nery dos Prazeres-Cons.Tapajós

Com coordenação do Consórcio Tapajós e Sebrae Itaituba .na tarde de quarta feira dia 17 foi feita a apresentação do Programa Líder com adesão de novas lideranças para que fortaleçam o projeto que tem tido grande importância para nossa região.  O programa líder se consolidou e hoje já é uma realidade após vários encontros.


O Plano de Desenvolvimento AVANÇA TAPAJÒS foi elaborado por um conjunto de lideranças da região do Tapajós e pretende ser o eixo norteador para as politicas de desenvolvimento do território com horizonte até 2040.

lideranças diversas participaram do evento.

Os líderes que integram o projeto são oriundos do segmento público, privado e terciário como associações e Cooperativas por exemplo.  Inicialmente a reunião foi aberta pelo diretor do Sebrae Itaituba,  José Lira que enalteceu o papel de todos no programa líder considerando importante que todos possam alinhar ideias, a união em, busca de planos de investimentos, para nossa economia aumente ainda mais seu movimento gerando um projeto de desenvolvimento avançado na região.

Prefeito V.Gonçalves é presidente do Consórcio Tapajós.

Após explanação de José Lira e do  Secretário Executivo do Consórcio Tapajós,    Neri dos Prazeres vários representantes de entidades, representantes de secretaria dos municípios levantaram uma questão ampliou ainda mais o debate, quando colocaram com um dos maiores gargalos que trava nosso desenvolvimento como sendo a falta de uma politica fundiária já que que quase tudo está na ilegalidade.   Esse gargalo cria entraves para se estruturar ações logísticas principalmente no aspecto industrial, sendo que na opinião dos debatedores há muito a ser explorado em nossa região além do ouro.

Região buscando novas alternativas de investimentos.

Neri dos Prazeres levou a questão do nosso potencial turístico da região que ainda é pouco explorado, relatando que tem cidades do nordeste que mesmo sem ter tantos recursos naturais com o Itatuba e demais cidades sobrevive do turismo, considerando importante que os prefeitos, secretários e outros entes políticos  participam diretamente do Programa líder por somar muito nos conhecimentos adquiridos,  exemplificando como exemplo ,  o  avanço administrativo muito bom de Aveiro,  cuja  a participação tem sido constante do prefeito Wilson Gonçalves, hoje com amplo horizonte de conhecimentos que se refletem no desenvolvimento do seu  munícipio.

.Para Nery os problemas devem ser combatidos todos juntos para as respostas também venham juntas acreditando ser possível criar mais alternativas econômicas além da mineração com polo moveleiro,  Pólo Joalheiro, bacia leiteira, no entanto desde que o estado promova uma regularização fundiária em Itaituba, Aveiro,  Jacareacanga, Novo progresso e Rurópolis haja vista que esses municípios ainda sofrem sem a regularização fundiária, ai se partiria para a legalidade das ações, já que com consenso na reunião todos elegeram a falta de regularização fundiária como o principal problema hoje na região.

Por ocasião do encontro no auditório do SEBRAE muito produtivo pelo elevado nível   do debate foi lançada e entregue aos presentes a cartilha Avança tapajós dentro do Plano de desenvolvimento do Território Tapajós Pá, resultado do projeto Plano Líder que é de responsabilidade do SEBRAE e do Consórcio Tapajós.

A cartilha com 26 páginas está muito rica em dados oficiais trazendo em seu bojo todas as informações necessárias sobre o Polo Tapajós tendo sido consolidada e elaborada por todos os participantes do Plano avança Tapajós, com lideranças de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.

O plano tem em sua estrutura organizacional Assembleia geral, conselho de administração, conselho fiscal, diretoria executiva, departamento de projetos, departamento judicial e contábil e equipe de apoio operacional e estratégico.  O encontro que teve a participação do ex deputado atual secretário regional de estado Hilton Aguiar, na avaliação de Neri dos prazeres foi muito gratificante pelo interesse engajamento de todos os presentes que também serão instrumentos de apoio no Plano de Desenvolvimento do Território do Tapajós.  Se fizeram presentes representantes de todos os municípios que compõe o Consórcio Tapajós.

Postar um comentário

0 Comentários