EM AUDIÊNCIA HISTÓRICA, QUASE TRÊS MIL PESSOAS. SE REUNEM PARA DEBATER LEGALIZAÇÃO DA ATIVIDADE MINERAL NA REGIÃO DO TAPAJÓS EM ITAITUBA.

 


Com o centro de convenções Daniel Berg lotado,  com estimativa de mais de duas mil pessoas presentes, Itaituba sediou o que já é considerada a maior audiência pública de sua história, para debater e discutir solução para a legalização de nossos garimpos. 

 


Coordenada pela comissão de mineração e meio ambiente da ALEPA que tem o deputado estadual Wescley Tomaz como integrante e responsável pela convocação da audiência.




Foi uma audiência tranquila com várias manifestações quando foi exibido um documentário mostrando a realidade local e suas soluções. Na mesa dos trabalhos estiveram presentes o deputado Wescley Tomaz, deputado Luiz Silva, Aleison Souza, Josué Paiva, Edna Alzier do parlamento amazônico(Amapá), senador Zequinha Marinho, Wagner Ramos de Mato Grosso, presidente da câmara Vereador Dirceu Biolch , Dra Joseane, presidente da OAB, Patrik Sousa presidente do CDL, Lucas Pavarina presidente do Instituto Mineral Tapajós entre outros.


Estiveram presentes também na audiência vereadores de Novo Progresso, Trairão, Itaituba  Rurópolis, porém não foi registrada a presença de nenhum prefeito da região nem mesmo do que seria um anfitrião, o prefeito Valmir Clímaco não se fez presente e nem enviou representantes para representar Itaituba.  Vieram representantes de Mato Grosso, Roraima e Macapá de cada cidade ou região, cada representante usou da palavra em discurso sucinto e objetivo se reportando ao tema legalização dos garimpeiros de nossa região


A temática da audiência foi seguida por todos os que se pronunciaram sempre enfatizando a necessidade de legalização da atividade há anos marginalizada pela ausência do estado em não demonstrar boa vontade na legalização.    O senador Zequinha marinho falou sobre a criação da frente parlamentar garimpeira e os seus avanços entre eles a criação de autoria do senador que propõe regularização da atividade garimpeira, projeto de lei (PL 3.368/2021)  que também institui a outorga da 2ª lavra onerada por requerimento de autorização de pesquisa. O senador destacou em sua fala a união e engajamento de toda a categoria em prol da causa que é justa e representa a salvação do nosso desenvolvimento e economia.


Joseane Loilola-     presidente da OAB- Lembrou sua origem como filha de pai garimpeiro e que a OAB está totalment6e comprometida com a causa garimpeira no que tange a sua liberação por parte dos órgãos governamentais.

Wescley Tomaz-    Mostrou em slides que a classe garimpeira hoje representa uma massa invisível perante o governo não sendo reconhecida profissionalmente embora tanta contribuição venha dando a economia do pais e da região, e que é preciso mudar esse cenário. 

 

Instituto do Desen.Tapajós participou do evento.

O deputado ressaltou que a audiência não visou qualquer ato de politicagem, mas sim o que é mais importante para todos que é a legalização da atividade garimpeira.

Lucas Pavarini-      Presidente do Instituto de desenvolvimento Mineral- Exibiu slides mostrando os avanços e conquistas com os trabalhos técnicos do Instituto como  a ida do Instituto ao Coema  solicitando que o município não perca sua autonomia na outorga das licenças ambientais o que traria mais problemas enfatizando   ainda o Instituto que    o gargalo principal precisa ser vencido que é a imediata legalização da atividade.   Mostrou ações do instituto nas 26 comunidades garimpeiras visitadas e destacou a ação ambiental com o Rio Bom Jardim recebendo cerca de  20 mil alevinos.

Ademir da CEO criticou governantes pela omisão

Dra Luciane-    A advogada que integra também a diretoria do Instituto destacou o papel importante que vem tendo todas as cooperativas de Ouro do Tapajós, citando a COOPOURO que tem feito trabalhos consistentes de reflorestamento, a antiga Cooperativa COMIDEC no Crepurizão  que vem desenvolvendo importantes eventos em prol de melhorias e desenvolvimento da garimpagem principalmente na batalha pela legalização dos garimpeiros quanto as suas PLGS, e garantias no transporte do ouro pelos garimpeiros da região . A advogada explicou sobre o trabalho que a Cooperativa também tem feito nas áreas de saúde e educação nas escolas das comunidades garimpeiras, num total de 16 escolas em 25 comunidades garimpeiras.

Patrick Sou do CDL

Patrik Souza-     Exibiu documentário dando destaque ao numero alarmante de placas de venda e aluga-se espalhadas pela cidade como reflexo das operações questão sendo feitas com queima de equipamentos e paralização a atividade garimpeira. O presidente da CDL mostrou números oficiais comprovando que Itaituba já recebeu 350 milhões dos impostos de CEFEM e IOF sem que o município na prática tenha recebido qualquer retorno principalmente no segmento mineral.

 

J.Vieira-panelada,foi enfático na defesa da legalidade

Com base nos dados muitos sugeriram que o prefeito investisse parte desse dinheiro em recuperação e áreas degradadas junto com os garimpeiros, ou desenvolvesse ações conjuntas demonstrando interesse que também se preocupa com a questão que é muito grave segundo Patrick.

Senador Zequinha Marinho

Foram muitas personalidades do universo da garimpagem que se manifestaram no evento, presidente de cooperativas, donos de áreas de exploração mineral, como o diretor geral da CEO Ademir que usou num discurso inflamante,   o bordão ”Garimpeiro não é bandido”  para alertar os governantes que essa categoria de trabalhadores precisa ser respeitada, valorizada,  legalizada já que em muito contribuem para a economia da região. João Vieira conhecido por panelada também levantou a plateia com um discurso protestando contra a ação de queima de equipamentos por considerar uma injustiça e um absurdo já que estão agindo com violência descabida contra pessoas simples e honradas que não são bandidos como pensam as três esferas de governo.


Encerrando o evento o deputado estadual Wescley Tomaz agradeceu a todos explicando que a audiência foi produtiva dará resultados e que muitos pontos de fato já foram avançados em discussões na Comissão de Mineração e meio ambiente da Assembleia Legislativa do Pará, prometendo deliberar e divulgar informações oficiais a partir da próxima terça feira sobre o que foi consolidada pela audiência.

 

Texto e fotos

Jornalista Nazareno Santos

Portal do Nazareno.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. evento foi um sucesso inquestionável, maior audiência pública já vista em Itaituba

    ResponderExcluir