LANÇADO PROJETO SEBRAE DELAS EM ITAITUBA COM A PALESTRA, O PODER DO EMPRENDENDORISMO FEMININO.

 

Para qualificar a mulher itaitubense empreendedora, o SEBRAE, Pará lançou na noite de quarta feira dia 21, o projeto SEBRAE DELAS no seu auditório.  O evento oficial de lançamento contou com as presenças de Denise Araújo, presidente do Conselho Estadual de empresárias da FACIAPA e vice presidente Norte do Conselho Nacional da Mulher empreendedora e da cultura das Associações Comerciais do Brasil.   Denise proferiu uma palestra com o tema O poder do Empreendedorismo Feminino.

Cerca de 120 mulheres empreendedoras se inscrevam para assistir a palestra, sendo que o Curso na pratica já tem sua primeira turma de 30 mulheres e uma lista de espera que vai abrir mais espaços as interessadas. Antecedendo a palestra Cássia Costa diretora do programa fez uma breve explanação para explicar o que é o Programa SEBRAE DELAS, aonde mostrou detalhes importantes na trajetória da mulher empreendedora, seus desafios em conciliar o lado empresarial com o lado mãe, com a família.













Para tornar ainda mais dinâmico o encontro também foram convidadas  Betânia Máximo, presidente do Conselho da mulher contabilista de Itaituba e  1ª Secretária da Associação Empresarial de Itaituba quando no ato representou o presidente da entidade Fabricio Schuber,  Zandria Seade Arai , empresária e proprietária da LG livraria e presentes, sendo também integrante do comitê de Mulheres.

Representando o SINE,  também houve a participação de Elkia Portela administradora e especialista em serviço público, diretora do DINE Itaituba e empresária na área de qualificação profissional. O evento abriu espaço para que as convidadas fizessem uma explanação sobre suas experiencias no processo de formação de suas atividades profissionais, entre ela maria Bananita de Trairão,

proprietária da marca bananita, onde falou sobre as dificuldades e problemas diversos encontrados  para chegar ao atual patamar de sucesso. O relativo da empreendedora prendeu a atenção de todas as mulheres presentes num exemplo prático do poder de empreendedorismo feminino.

A palestrante Denise Araujo que é estrategista em gestão de pessoas com foco no varejo e analista de comportamento, discorreu sobre o propósito do empreendedorismo trazendo números otimistas que provam o poderio da mulher no segmento empresarial em qualquer ramo. A palestrante disse que antigamente a mulher era mais conhecida por se destacar nas áreas de educação, estética e alimentação. Mas nos dias atuais elas invadiram espaços e territórios considerados masculinos e ocupam boa fatia, como na tecnóloga da construção civil por exemplo.  


Embora os desafios sejam maiorias para a mulher Denise em gráfico mostro que em 2019 as mulheres eram 10 milhões de empreendedoras no Brasil significando 30%, sendo que elas ainda precisam conciliar o empreendedorismo com o papel de chefes de domicílios que estão em torno de 47%.Esses números foram prejudicados pela Covid, mesmo assim não tirou o protagonismo das mulheres que estão novamente recuperando os espaços perdidos.

Denise chamou a atenção par enfatizar que as mulheres empreendedoras fomentam muito dinheiro na economia do Brasil e no estado do Pará, sendo consideradas por isso como verdadeiras heroínas .

A palestrante considera importante a mulher não ficar olhando no retrovisor, precisando explorar seu potencial de empatia, de agregação, de acolhimento etc.Encerrando o evento,  o diretor do SEBRAE Itatuba José Lira anunciou e chamou nominalmente todas as mulheres inscritas na oficina, no curso do SEBRAE, delas que vai ampliar,  qualificar a visão de negócios inicialmente de 30 mulheres empreendedoras de Itaituba com sequência do curso que já cinta com lista de espera para que todas possam ser contempladas. As inscritas no curso receberam certificado de início do curso.

Postar um comentário

0 Comentários