PROGRAMA LIDER DISCUTE NOVAS TENDÊNCIAS PARA A ECONOMIA, E DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO TAPAJÓS-PARÁ.

 

Coordenado pelo SEBRAE Itaituba e CONSÒRCIO TAPAJÒS,    O Pará ganhou um dos mais inovadores e revolucionários Planos para nortear todas as ações no campo econômico social e em outras áreas.   Trata se do Plano de Desenvolvimento do Território do Tapajós-Pará dentro do Programa Líder.   O plano tem ainda seu slogan como Avança Tapajós-Terra de oportunidades mostrando ai toda a pujança e potencialidades da nossa região.


O programa líder que cada vez  mais vem se ampliando promoveu dois dias de encontros do plano Líder  no auditório do Amazon Palace hotel nos dias 13 e 14  deste mês  (Quinta e sexta), reunindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais liberais, empresários  e várias outras lideranças oriundas de vários segmentos.

PREFEITO Gereson Dil de novo Progresso 

O plano líder Sebrae Consórcio Tapajós teve início com a palestra master proferidas por Silvio Barros cujo foco principal foram as novas tendências e oportunidades sobre os produtos da Amazônia que apresentou um painel amplo sobre todos os aspectos de nossa região com ênfase na sua economia, questões ambientais, investimentos, sustentabilidade e outros.

Neri Prazeres,Consórcio Tapajós

Uma palestra considerada impactante por muitas das lideranças presentes haja vista que foram apresentados até então desconhecido de muitos obre a realidade sobre a questão econômica do Tapajós.  

A palestra abriu a programação. No decorrer do encontro toda sua dinâmica foi conduzida pelo facilitador Arnaldo Junior

José Lira.Diretor SEBRAE Itaituba.

No dia 14, sexta feira foi desenvolvida a atividade sobre avaliação e apresentação de propostas com base na cartilha do programa líder que traz no seu bojo dados e informações sobre o Plano de desenvolvimento do Território Tapajós-Pará. 






 A discussão foi em grupo para análise, estudos e apresentação de propostas, muitas delas tiradas do que o palestrante falou na quinta feira na abertura do evento.  Após várias manifestações feita por líderes representando suas respectivas entidades de classe.

Neri, pró ativo nos dois dias de debates

O diretor local do Sebrae José Lira considera que o SEBRAE vem contribuindo para o fortalecimento da região com uma agenda de desenvolvimento formando lideranças para o futuro, tanto do setor, púbico, privado quanto do terceiro setor, sendo que esses  três segmentos estiveram bem representando nos dois dias do evento. Ressaltando que alguns prefeitos por força de agenda não puderam se fazer presentes, mas que estavam ali representados por seus secretários.

Silvio Barros, palestrante master nos dois dias de encontros


05 grupos foram formados na discussão Temática 

Após as analises cada grupo apresentou e defendeu suas propostas sobre o que poderia contribuir para o desenvolvimento de nossa região que vive um momento critico na sua economia grado por questões ambientais que estão reprimindo e inviabilizando a atividade garimpeira. Foram 5 grupos que apresentaram suas propostas:


Para o grupo I os dados mostrando na palestra como uma provocação de desafio, serviu como um alerta global para que sejam buscadas ou exploradas nova tendências de mercado para bossa região com busca de conexões já que esse estado de inquietação requer que se promova ações que possam garantir nossa sustentabilidade.

facilitador Arnaldo Junior

Grupo II- os integrantes do Grupo II absorveram a mensagem da palestra como sendo uma espécie de alerta, aviso sobre a necessidade de um planejamento integrado trazendo a reboque uma mudança de mentalidade que tenha como estratégia maneiras de atrair  mais investimentos para o Tapajós,  porém com a convicção que deve ser feito, criado um novo modelão de gestão.


Neri com professor Fábio da FAT itaituba

Grupo III- os integrantes do grupo III deram destaques que nossa região deveria se voltar para a produção  de energia através da reciclagem de lixo, amplas possibilidades do uso da madeira como matéria prima, se criar uma melhor identidade econômica social, maior valorização sócio cultural, assim como também priorizar o uso dos recursos da flora vegetal verticalizando a matéria prima para fabricação nos segmentos da medicina e cosméticos.

grandes lideranças discutindo o futuro econômico do Tapajós

Grupo IV- O grupo IV sugeriu dentro da dinâmica de proposta ocorridas no evento que sejam gestadas variáveis com  adaptações que que todos estejam flexíveis e cientes da importância de criarmos uma readaptação dentro de um critério de novas mudanças no que concerne a sua aceitação se trabalhando uma visão macro de futuro também com proposta de certificação.

Grupo V- O grupo V também discorreu sobre o teor da palestra com subsidio da cartilha, propondo que se explore econômica e ambientalmente a reciclagem, a verticalização de nossas ricas matérias primas com industrialização de produtos, oportunizando também uma produção sustentável investido massivamente em tecnologia local, apostando que também um novo modelo de adaptação iria dar uma guinada de crescimento através da gestão colaborativa.


Ao final da explanação dos grupos o prefeito Gerson Dil de Novo Progresso citou exemplos de projetos inovadores que já estão em prática em sua cidade acreditando que as demais cidades da região também possam implementá-las. O prefeito considerou que o encontro foi altamente produtivo e que vai na prática ganhar com todas as sugestões discutidas e analisadas como propostas,

grupo da vereadora Adriana.N.P

O diretor do Consórcio Tapajós, Nery dos Prazeres,  que participou ativamente nos dois dias da programação avaliou como positiva os dois dias tendo em vista o alto nível das ideias, das propostas discutidas e apresentadas por todas as lideranças presentes . Falou sobre a continuidade dessa discussão com novo encontro no próximo mês de Agosto também com dois dias de painéis de debates e palestras.  Nery agradeceu o empenho, o apoio e participação de todos que direta ou indiretamente contribuíram para o grande sucesso do encontro.


Esse encontro somando a outros que já tinham ocorrido nasceu a partir da criação do Plano de desenvolvimento AVANÇA TAPAJÒS que foi elaborado por um conjunto de lideranças da região do Tapajós, tornando-se assim o eixo norteador para as politicas de desenvolvimento do território com perspectivas e bons horizontes até o ano de 2040. 


 







A metodologia de construção do Plano nasceu do PLANO LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional, uma ferramenta primordial desenvolvida e executada pelo SEBRAE numa parceria com o Consórcio Intermunicipal dos municípios do Tapajós Consórcio Tapajós.  O slogan do Plano Líder é Avança Tapajós, terra de riquezas e oportunidades, fazem parte do Consórcio os municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.

Texto - jornalista nazareno Santos

Fotos gentilmente cedidas pela empresa Paulo Fotografia e eventos.Nosso muito obrigado.

 

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. creio que pelo poder da articulação e o alto noiveis das discussões, haverá avanços com as novas tendencias de nossa economia.

    ResponderExcluir