Foi uma noite memorável uma festa de vastos conhecimentos impregnando o ambiente prazeroso do auditório do IFPA que recebeu mestres, doutores, alunos, escritor garimpeiro, mas todos em pé de igualdade na defesa da literatura e na expressividade da palavra enquanto arte.
No ensejo na sexta feira dia 29, o presidente da Academia Itaitubense de letras, (AIL) professor e escritor Nazareno Santos passou seu cargo a nova presidenta, para a imortal , professora e escritora Norma Iolanda Viana que irá comandar a AIL por dois anos.
Antes da cerimônia da posse com os imortais presentes usando da palavra, o diretor do IFPA Lucivaldo Figueira coordenou o lançamento do livro Produção Acadêmica dos servidores do IFPA, Campus de Itaituba, com organização da Dra Djalmira Sá de Almeida que também é imortal na academia de Letras de Itaituba.
Diretor do IFPA entregando livro a aluna.
A produção Acadêmica é uma coletânea
no gênero textual artigos, produzidos pelos acadêmicos (as) num livro de 290 páginas
publicada pela Editora Paranaense sediada em Curitiba Editora CRV. O livro foi escrito em português, mas cada
artigo também tem sua tradução na íngua inglesa.
No ato do lançamento a dra Djalmira organizadora da coletânea aproveitando a presença de muitos jovens no auditório, também de escritores, educadores focou seu discurso na importância da produção textual enfatizando ser essa uma ferramenta fundamental para tornar uma pessoa mais criativa e com maior visibilidade de mercado já que lidam diretamente com o conhecimento cientifico, técnico, literário etc.
Escritor A. Franco entregando seu livro ao diretor IFPA
A Coletânea de artigos dos
docentes abordam temas diversas que envolvem palavras consideradas chaves
adotadas nossa cursos da Instituição federal IFPA do qual a professora Djalmira
é também é servidora há muitos anos.
Essa miscelânea segundo a organizadora tem como objetivo a verificação do discurso nas narrativas e com também em outro idioma no caso a língua inglesa que predomina em todo o planeta.
Os docentes que estão com artigos publicados nos livros são dos cursos de educação, ciência, tecnologia e profissionalização além dos cursos técnicos administrativos. Abra também faz parte do projeto de divulgação da produção acadêmica e o empenho com envolvimento nas comunidades.
O evento do IFPA foi iniciado as 20 horas, na primeira etapa do lançamento o diretor observou a importância da instituição que tem se destacado na produção literária não apenas envolvendo os docentes, mas também os discentes e profissionais de outras instituições, professores, escritores entre outros.
academia agora tem norma na presidência.
Após o lançamento foi realizado um sorteio com vários
livros entre alunos e servidores do IFPA e da Academia de letras, de autores da
região entre eles o escritor Nazareno Santos que teve cinco de suas obras
sorteadas assim como também o garimpeiro escritor Antônio Reis, também como aspirante a academia esteve
presente sorteando exemplares de sua obra recente Saga de um Garimpeiro.
Especial - Jornalista Jeferson
Miranda
Para portal do Nazareno Santos
0 Comentários