VEREADOR PENINHA DENUNCIA DESCASO E OMISSÃO DA EMPRESA BRAZAURO MA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA EM ITAITUBA E REGIÃO.

 




Utilizando a Tribuna na sessão desta terça feira dia 14, o vereador Luiz Fernando Sadeck (Peninha, MDB)fez grave denuncia contra a empresa BRAZAURO detentora da mina de Tocantinzinho.    A empresa quando se instalou em Itaituba gerou grandes expectativas de geração de emprego e renda, no entanto hoje tornou-se segundo o edil, um fiasco total haja vista que não cumpre o prometido que também seria aquecer a economia local comprando no comércio local.

                Peninha ilustrou sua denúncia lembrando que ano passado a Brazauro após se reunir com SEMED, SINE e SEMDAS se comprometeu em investir cerca de 1.200,00 (Hum Milhão e Duzentos mil reais) em cursos de qualificação de mão de obra, mas tudo não passou de promessas vãs, já que até hoje ela promoveu apenas um curso voltado para 25 pedreiros com a garantia de que seriam contratados e somente três foram chamados.

                Peninha elenca outra promessa que saiu pelo ralo também não cumprida pela empresa:  Ela havia garantido contrapartida com Itaituba para realizar 12 cursos com o SENAI voltado a qualificação profissional destinada para  quinhentas pessoas, com parte desse contingente sendo absorvida pela própria empresa e em outros segmentos de mercado, mas somente um curso foi realizado

                    O vereador em seu discurso foi metódico e incisivo ao trazer nessa denuncia a indiferença e descaso da Brazauro chamando atenção ao fato de que a empresa em sua fase de implantação em sua propaganda garante que serão empregadas mil e duzentas pessoas, com a inclusão de mais quatrocentas na sua fase de operação. Desse total o marketing da empresa afiança que cerca de 30% dessa mão de será voltada para pessoas que moram em nossa região (Itaituba, Moraes Almeida  Mamoal e Jardim do ouro) sendo que também ainda não aconteceu e nem vem acontecendo já que maioria esmagadora da mão de obra está sendo contratada de outras regiões do pais. A lista de omissão e descumprimento da  Brazauro mostrada pelo vereador é longa incluindo também o descumprimento da mesma quanto a licença de instalação expedida pela SEMAS,  por não apresentar um relatório com todas as condicionantes estabelecidas em lei.

             Peninha reiterou ainda sua preocupação com o atual cenário econômico de Itaituba, tendo em vista que em apenas um dia em frente ao Sistema Nacional de Emprego (SINE) imensas filas foram formadas, contabilizando um número de duas mil e trezentas pessoas cadastradas nos mais variados segmentos de atividades profissionais.            O vereador chama a atenção para o contraste da empresa alertando que nesse dia apenas 50 pessoas foram chamadas para entrevistas em empresas, sendo todos operadores de máquinas pesadas. Mas a expectativa das 50 pessoas foram frustradas já que de acordo com informações da Coordenadora do SINE Helke Portela ninguém até o momento foi chamado.

           Na denúncia o vereador mostra que a empresa não honrou nada do que se comprometeu coma região citando também Santarém como exemplo, já que no dia em que gerou-se filas em frente o Sine local, em Santarém também se cadastraram no primeiro dia oitocentas e no segundo dia mais quinhentas pessoas totalizando mil e trezentas pessoas de Santarém também concorrendo com as vagas de emprego com Itaituba.

          Embasando suas denúncias Peninha foi contundente também sobre a não  geração de renda e emprego em Itaituba e região com a instalação dessa empresa no Tocantinzinho.   O vereador cita que a empresa ao invés de priorizar empresas de Itaituba trouxe uma empresa de ônibus do Paraná denominada CATANI para usar na logística de transporte de seus funcionários, quando aqui existe a Buburé, Quaresma entre outras. Para o vereador a nica maneira da empresa cumpri seu papel social na região é honrar seu compromisso de gerar emprego, renda e fazer circular na economia local comprando nas empresas de Itaituba que são apta a atender as demandas e necessidades da empresa BRAZAURO.

 

Postar um comentário

0 Comentários