OAB-SUBSEÇÃO ITAITUBA, PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE OS DESAFIOS E PRÁTICAS ELEITORAIS 2022.

 


 

pres.Joseane Loiola na homenagem da Câmara

Marcus Alan de Melo Gomes

DIOGO CONDURU

palestrante JOÂO BRASIL 





Com estratagema de ações desenvolvidas pela atual presidente da OAB, subseção Itaituba, advogada Joseane Loyola promoveu quarta feira dia 08 uma importante conferencia denominada os desafios para as eleições 2022:  Práticas eleitorais, no seu auditório lotado com a presença de advogados que atuam em Itaituba.

presidente da OAB,JOSEANE LOYOLA
Os palestrantes no evento presencial foram Dr DIOGO SEIXAS CONDURUS , advogado, juiz titular do TER, presidente do TED OAB, FRANCISCO BRASIL  Monteiro, advogado graduado pela UNAMA, pós graduado em direito eleitoral e processo eleitoral,  MARCUS ALAN DE MELO GOMES, juiz de direito, juiz substituto do TER-PA e Dr .JOAO BRASIL, especialista em direito eleitoral, especialista em direito. Cada um dos especialistas abordou um tema na palestra FRANCISCO BRASIL falou sobre propagandas eleitorais, Marcus Alan Crimes eleitorais e JOÂO BRASIL registro de candidaturas.  A abertura da conferência foi feita por DIOGO SEIXAS CONDURU, que fez uma abordagem com temas diversos.
Dr.FRANCISCO BRASIL MONTEIRO

As palestras foram consideradas de alto níveis pelos advogados e advogadas presentes no evento, a presidente da OAB JOSEANE LOYOLA , afirmou ao nosso portal que essa ação da entidade é apenas uma das tantas que virão sempre buscando qualificar os operadores de direito que em Itaituba são mais de duzentos atuando ativamente.

Os palestrantes em seus respectivos temas falaram sobre a  atual polarização politica Lula/Bolsonaro ser um processo histórico no Brasil e que sempre existiu.    O aspecto do campo vasto do direito eleitoral foi enfatizado a plenária. Outro ponto destacado é que o papel da justiça é de mediar as disputas de maneira imparcial, e que  ao longo da história desde 1932 quando foi criada a justiça eleitoral muita coisa mudou, as leis evoluíram, se modernizaram.

Sobre o tema propaganda eleitoral abordado pelo palestrante Brasil Monteiro candidato tirou duvidas e orientou os presentes  sobre o que pode e o que não pode ser feito até que saia o registro oficial para que a campanha esteja liberada. Nesse período de pré  candidatura o candidato pode falar sobre seus projetos, sobre sua vida pessoal, no entanto não deve pedir votos até que saia o registro definitivo.  Falou sobre a propaganda em tv,radio, internet que precisa cumprir o que define a resolução 23.2010 de 2019, reiterando que os influenciadores digitais não devem cobrar dos candidatos

 

 





o que é proibido pela lei eleitoral. Sobre penalidade o palestrante explicou que o crime eleitora nessa hora pode redundar em cassação do mandato, mas que vai depender de vários prismas.  Um aspecto criticado no debate é a prática

 de se derramar santinhos no dia da votação, próximo as secções, a justiça eleitoral recomenda que se denuncie e que o candidato que fizer uso dessa prática seja penalizado. João Brasil que discorreu sobre registro de candidatura também é um aspecto importante do processo até que o candidato esteja apto a sair as ruas fazendo sua campanha. Fez a observação que para a disputa ao governo do estado até o dia 10, quarta feira apenas um candidato tinha feito registro do PL 22, lembrando que não há mais coligação proporcional que considera que trouxe mais dificuldades aos candidatos em relação ao quociente eleitoral.

Fez um alerta sobre o que a lei estabelece sobre os trinta por cento garantindo vaga as mulheres, e que o tribunal  está atento aos registros fraudulentos mulheres que são registradas como laranja mas não fazem campanha, citando no Pará um caso em Santa Isabel, do que chama  candidatura fictícia.

 A inscrição dos advogados, advogadas e acadêmicos de direito foram feitas online mas a conferência foi presencial no auditório Adalberto Viana na sede da OAB-Subseção Itaituba.

Dra JOSEANE LOIOLA-PRES>OAB


Fechando as falas promotor publico de Itaituba dr Ítalo agradeceu a OAB pela realização do evento, parabenizando a entidade pela sua visão ampla de atividades voltadas para a qualificação dos advogados associados, afirmando que já vem tomando as medidas necessárias sobre a participação  do MP na eleição deste ano, estando agendada reunião com MP ,exercito, policias civil e militar, PRF para a estratégia de ação das entidades por ocasião do pleito eleitoral desse ano.

 

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários